Benjamin-Nicolau 's

Environm Ciencia, Tecnologia y Economia

Sistemas inteligentes e eficientes na Europa graças à futura Internet: menos congestionamentos rodoviários, menos emissões, melhores cuidados de saúde

Posted by benjamin-nicolau en octubre 30, 2009

Sistemas inteligentes e eficientes na Europa graças à futura Internet: menos congestionamentos rodoviários, menos emissões, melhores cuidados de saúde
Tráfego menos congestionado, melhor e mais eficiente fornecimento de energia e tratamentos médicos avançados geridos em casa são exemplos típicos do que será possível com a Internet do futuro. Ela permitirá ligar objectos físicos, como automóveis ou dispositivos móveis, a infra-estruturas (por exemplo, sistemas de gestão do tráfego), de modo que possa ser utilizada em tempo real uma enorme quantidade de dados para melhorar os processos e a eficiência nos diversos domínios de actividade. A Comissão Europeia anunciou hoje uma estratégia destinada a pôr a Europa na vanguarda do desenvolvimento de infra-estruturas inteligentes assentes na Internet. Apela aos governos da Europa e ao sector das TIC (tecnologias da informação e das comunicações) para que tirem proveito da procura crescente de aplicações inovadoras da Internet de modo a tornar ‘inteligentes’ infra-estruturas existentes, como os sistemas de saúde, as redes de energia ou os sistemas de gestão do tráfego. Para tal, irá lançar uma parceria entre autoridades públicas e actores importantes no domínio das TIC, que terá um orçamento de 300 milhões de euros para o período 2011-2013, destinado a projectos que serão seleccionados a breve prazo, em complemento dos 200 milhões de euros de apoio anual às TIC, destinados às actividades de investigação em curso no domínio das tecnologias subjacentes à Internet.
«A Internet pode ajudar-nos a enfrentar os desafios do futuro, sendo o factor decisivo para que a economia europeia supere a crise. As aplicações e tecnologias em linha podem melhorar os transportes nas cidades, que, em breve, albergarão 70% da população mundial. Podem e devem melhorar os sistemas que gerem a nossa energia, dado que o consumo de electricidade irá duplicar até 2030. Estando a população da UE a envelhecer, a Internet pode tornar os nossos sistemas de saúde mais eficientes, permitindo o tratamento dos pacientes à distância», afirmou Viviane Reding, Comissária Europeia para a Sociedade da Informação e os Media. «Cabe à Europa e às suas empresas aproveitar esta oportunidade e desenvolver as tecnologias e aplicações que podem melhorar enormemente a eficiência económica e social dos processos quotidianos.»
A Comissão Europeia apresentou hoje uma estratégia comunitária de inovação para a Internet que reúne os governos e os diferentes sectores económicos de toda a Europa. Esta estratégia destina-se a melhorar infra-estruturas essenciais para a nossa economia e a nossa sociedade, tornando-as mais capazes de processar enormes quantidades de dados nas suas actividades diárias. O tráfego de dados na Internet está já a crescer 60% anualmente.

Anuncios

Sorry, the comment form is closed at this time.